Lisbon Corporation | E-Learning

 
 
Fotografia de Lisbon Corporation
Portugal | 45 kms de praias da Costa Alentejana serão limpas pela Brigada do Mar
por Lisbon Corporation - Quinta, 2 Maio 2019, 19:32
 

Anualmente, e desde há 11 anos, é organizada pela Brigada do Mar uma ação de limpeza que tem como objetivos a recuperação do sistema dunar e a proteção da orla costeira portuguesa. Sob o lema “Indignação Com Ação”, a associação já limpou em Portugal mais de 600 km lineares de costa. A Brigada do Mar é uma associação de voluntários que desenvolve desde 2009 ações de proteção da biodiversidade e de intervenção ambiental, com enfoque na descontaminação e limpeza de praias da orla marítima portuguesa fora das áreas concessionadas.

Este ano está a promover mais uma ação de limpeza das praias portuguesas e conta limpar mais de 45 quilómetros de areal, entre Melides e Tróia, até ao próximo dia 18 de maio. Esta ação arrancou no dia 1 de Maio e reúne 300 voluntários, cuja missão é retirar do areal lixo marinho e resíduos perigosos, encaminhando-os posteriormente para o circuito de reciclagem e tratamento.

A ação de limpeza inclui várias fases, sendo que até dia 3 de Maio decorre a fase de preparação e recolha de grandes volumes e entre 4 e 12 de Maio, a fase de recolha do lixo nos 45 quilómetros de praias da costa alentejana. De 13 a 17 de Maio, decorrerá a fase de triagem do lixo recolhido, que acontecerá no campo da feira de Melides.