Lisbon Corporation | E-Learning

 
 
Fotografia de Lisbon Corporation
Portugal | Açores vai ter reserva marinha maior que Portugal Continental
por Lisbon Corporation - Sábado, 9 Março 2019, 17:24
 

Um acordo assinado no passado dia 28 de Fevereiro, entre o governo açoriano e as fundações Oceano Azul e Waitt vai criar uma reserva marinha com uma vez e meia o tamanho de Portugal Continental.

As zonas de proteção total terão uma área total de 150 mil quilómetros quadrados, o que corresponde a cerca de 15% da área total da zona económica exclusiva (ZEE) dos Açores que ronda um milhão de quilómetros quadrados.

“A economia e o ambiente têm de deixar de ser vistos como antagonistas, porque sem ambiente não há economia. É também isto que estamos aqui a celebrar”, disse na apresentação do programa o biólogo marinho Emanuel Gonçalves, administrador da Fundação Oceano Azul.

A criação desta reserva tem como objetivos o ordenamento do espaço marinho e seu enquadramento legal, investimento em novas abordagens que contribuam para uma pesca sustentável e identificação de novas áreas de interesse para a conservação, apoiando processos científicos e implementando um programa de literacia azul para as escolas e para a comunidade.

A notícia sobre a Área Marinha Protegida (AMP) dos Açores pode ser lida na íntegra aqui